Dietas e mais dietas!!!

Uma vez escutei uma frase sobre a vaidade e os cuidados com nosso corpo. Dizia assim: “nós reformamos, decoramos, cuidamos da casa onde nossos ‘corpos’ moram, por que não fazer o mesmo com a casa da nossa alma – o nosso corpo?”

O assunto tratava-se de cirurgias plásticas, mas as dietas são mais presentes no nosso cotidiano.

Aqui no blog tentamos trazer as novidades e tendências do mundo da decoração, mas muitas pessoas também querem dar um up na silhueta. Para eliminar uns quilinhos, resolvi pesquisar algumas das dietas mais famosas. Vou dividir algumas aqui com vocês:

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DIETA do Dr. ATKINS: Conhecida mundialmente como a dieta da proteína, foi criada na década de 80 pelo médico americano Robert Atkins. Esse regime restringe severamente a ingestão do carboidrato em todas as refeições. Vantagem: rápida perda de peso. Desvantagem: é muito severo na ingestão de carboidrato, cortando radicalmente esta fonte de energia do organismo.

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DIETA DE SOUTH BEACH: Desenvolvida pelo médico cardiologista americano Arthur Agatston, ela foi criada inicialmente para reduzir o colesterol ruim e o triglicérides do sangue. Mas, como os pacientes perdiam peso, logo o programa alimentar passou a ser utilizado para o emagrecimento. Sua base é parecida com a do Dr. Atikins. A diferença é que restringe a quantidade e se preocupa com a qualidade dos alimentos. Vantagem: é menos severa, contempla todas as categorias alimentares e indica o consumo de produtos saudáveis. Desvantagem: por causa da grande quantidade de proteína ingerida, pessoas com problemas renais e ácido úrico não podem aderir à dieta.

Dukan

DIETA DUKAN: Desenvolvida pelo nutrólogo francês Pierre Dukan, a dieta Dukan é dividida em 4 etapas. A primeira deve durar no máximo dez dias e propõe o consumo exclusivo de proteínas magras e água. Nas demais fases, outros grupos de alimentos são inseridos na dieta. O consumo do farelo de aveia, o mínimo de 1,5L de água por dia e pelo menos 20 minutos de caminhada diária são obrigatórios e inegociáveis. Vantagem: perda de peso grande no prazo de poucas semanas. Desvantagem: método é bastante restritivo, principalmente em suas etapas iniciais, podendo causar deficiência de alguns nutrientes.

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VIGILANTES do PESO: A Organização Vigilantes do Peso (Weight Watcher) foi fundada na década de 60 por Jean Nidetch. O objetivo principal é o incentivo. Em 2005, foi instituído ao programa o sistema de pontos. Cada alimento tem um número determinado de pontos e os participantes têm uma cota diária a seguir. Todos os alimentos são permitidos. A dieta também permite a combinação de carnes, massas, doces e pães. Vantagem: a liberação do consumo de qualquer grupo alimentar. Desvantagem: a organização não se preocupa com exames clínicos nem prescreve acompanhamento médico.

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DIETA DETOX: Queridinha das famosas brasileiras, nesta dieta são cortados grupos alimentares, como o dos alimentos com glúten, laticínios, açúcares e gorduras. Além desses alimentos, produtos de origem animal também são retirados por possuírem uma digestão mais lenta. Vantagem: tem curta duração, de 3 a 10 dias, no máximo. Desvantagem: muito restritiva e severa.

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DIETA do MEDITERRÂNEO: Baseada no consumo de azeite de oliva, essa dieta – criada pelo médico Ancel Keys em 1945 – tem na culinária do Mediterrâneo sua grande fonte de inspiração. A alimentação proposta oferece pequena quantidade de gordura saturada. A explicação para o emagrecimento é que o azeite faz um equilíbrio com a gordura animal. Para quem gosta de vinho, esta dieta é ótima, pois esta bebida é permitida. Vantagem: protege o coração contra enfartes, diminui o risco de câncer, retarda os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e aumenta a longevidade. Desvantagem: o grande consumo de vinho pode ser um problema. “É preciso tomar cuidado para não virar dependente.”

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DIETA ORTOMOLECULAR: O programa nutricional ortomolecular, formulado pelo químico americano Linus Pauling, é um dos preferidos dos artistas. Isso porque o objetivo é restaurar o equilíbrio bioquímico do organismo controlando a ingestão dos alimentos. O programa alimentar substitui os alimentos industrializados pelos frescos e suplementos vitamínicos devem ser ingeridos diariamente. Vantagem: a alimentação é bastante balanceada e abastece o organismo com todos os nutrientes necessários. Além disso, melhora pele, cabelo, unhas, ajuda a prevenir problemas cardíacos e melhora o funcionamento do intestino. Desvantagem: ainda é rejeitada pela classe médica, já que prescreve a utilização de suplementos de vitaminas e minerais diariamente.

Vocês já se submeteram a alguma dessas dietas?

Fontes:

Corpo a Corpo – UOL

Boa Forma

Beleza – Terra

Imagens: Google Images

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